Toques Físicos Indesejados

Ep.14: Toques Físicos Indesejados | Sensação de ser invadida.

Domingo de folga do trabalho, sol brilhante, Marianna se permite dormir um pouco mais.

Em meio a um sono gostoso, ouvia uma voz de longe que falava:

“Mariannaaaaa você tem visita.”

Visitas, como assim, será que é tia Berna? Pensou
Marianna. Dona Elisabete fala um pouco mais alto em sua porta.

“É um rapaz chamado Samuel.”

Marianna pensou um pouco – Samuel? não conheço nenhum Samuel.

Se levantou, pediu a senhora Elisabete para falar para o rapaz esperar por um minuto. Após escovar os dentes e colocar uma roupa, Marianna apareceu na sacada. Viu um rapaz bonito na porta de um carro. Somente ao descer as escadas percebeu que era o primo de Claudia.

“Oi Marianna, eu soube que hoje seria sua folga. Passei para lhe convidar para almoçarmos.”

Ainda surpresa, Mariana feliz e assustada, olhava para baixo timidamente. Com um sorriso aceitou o convite.

Um restaurante simples, porém, com uma comida maravilhosa. Conversaram sobre trabalho e Samuel confessou a ela que estava se preparando para investir no mercado de construções. Não havia falado para ninguém ainda, mas havia feito uma poupança para construir a primeira casa. A ideia seria vender esta primeira casa e em seguida construir a próxima.

Marianna de forma simpática demostrou admiração pelos projetos do novo amigo.

Ainda no restaurante, Samuel ao se levantar, deu abraço em Marianna. Ela, surpresa com a ação, arregalou os olhos, ficou ofegante. Uma espécie de pânico tomou conta. Até este momento, embora estivesse se sentindo deslocada, estava feliz.

Ao chegar em casa, mal se despediu, entrou para sua pequena casa, deitou em forma fetal em sua cama. O coração ainda disparado. Marianna parecia decepcionada. Antes, tudo estava tão bem e agora parecia não desejar ver Samuel nunca mais.

Por que ele me abraçou repentinamente? Por que me senti tão mal? 
Pensava Marianna.
– Aiii… ele pegou em meu cabelo, que sensação ruim. Sussurrou.

MARILUCIA LAGO E PHILIPPE BESSOLES, LEMBRAM EM SEU ARTIGO QUE: “O TRAUMATISMO SEXUAL, ANTES DE TUDO É UM TRAUMATISMO DOS AFETOS NAS EXPRESSÕES MAIS RUDIMENTARES DA SENIORIDADE.”

Tanto na literatura como nos trabalhos clínicos, temos reparado que os toques físicos na vida adulta podem provocar gatilhos e proporcionar uma afetividade negativa.

Uma sensação de invasão, muitas vezes emoções ligadas a nojo e raiva.

O trauma sexual não se limita apenas ao aspecto físico ou psicológico, mas também pode afetar profundamente as emoções e os relacionamentos interpessoais. Pode prejudicar as habilidades sociais e emocionais básicas relacionadas à senioridade.

Desta forma, o trauma sexual pode comprometer a capacidade das pessoas de se relacionar com outras pessoas de maneira saudável e gratificante.

Toques Físicos Indesejados

Autora: Sandra Barilli

Referência: Sándor Ferenczi

Ep. 14

Scroll to Top