Sentimentos Negativos

Ep.06: Sentimentos Negativos | Sim, eu sou uma farsa.

Uma peça de roupa foi com o número trocado na sacola e essa é uma das clientes que as outras agentes de venda não querem atender, sobra para novata, no caso, Marianna.

“Isto merece um processo, cheguei em casa, tirei a peça da sacola, dobrei e coloquei na mala. Ao chegar no hotel o que eu vejo? Um número maior. Tive que fazer um ajuste com um clipe!”, esbravejava a cliente com a peça na mão.

Marianna gelou dos pés à cabeça, coração bateu forte. Processo é uma palavra pesada demais para quem não suporta ser julgada.

Ela já se sente culpada e rejeitada o suficiente.

Marianna cerrou os dentes na hora do desespero. Era o bruxismo entrando em ação o que fazia sua arcada dentária doer facilmente.

“A senhora me perdoe, não foi intencional. Eu estava atendendo duas clientes ao mesmo tempo, e foi um dia que eu não estava bem”, disse Marianna calmamente, enquanto na sua cabeça acontecia uma tempestade.

“Vou perder meu trabalho, ter que reiniciar tudo novamente, minhas contas para pagar. Ah! essa minha mania de me justificar o tempo todo me faz comportar de forma ridícula. Eu queria ser uma pessoa que faz as coisas certas e assume o erro quando acontecer. Mas não, aos 24 anos pareço uma criança perdida implorando por misericórdia, odeio isso em mim”.

“Eu não queria que isto tivesse acontecido. Que ódio!”, pensava Marianna. “Eu realmente sou um fracasso, qualquer hora vou ser demitida, não consigo ser autossuficiente”.

“Será que existe um cantinho no mundo para pessoas horríveis como eu? Um lugar no meio do mato, onde eu não irei decepcionar ninguém?”

No entanto, a gerente lhe disse: “Marianna, você é excelente como agente de vendas e é por este motivo que não irei lhe demitir, mas preste mais atenção em sua função para isso não se repetir”.

A gerente falava e Marianna balançava a cabeça concordando e “obrigada” foi a única palavra que saiu da boca antes de voltar para o atendimento.

Marianna, acordou com aquela voz assustadora que parecia ainda ecoar em seu ouvido

A AUTOESTIMA NEGATIVA, O MEDO DE ERRAR, TOMA CONTA AO PONTO DE TRAVAR, PARALISAR. ESTAS CRENÇAS SÃO AUTODESTRUTIVAS. IMPEDEM O CRESCIMENTO INTELECTUAL, ECONÔMICO E INTERPESSOAL.

SEMPRE QUE CONSEGUEM UMA VITÓRIA OU SÃO ELOGIADAS, DESMERECEM O FEITO PROCURANDO UMA JUSTIFICATIVA COMO: “ELA NÃO MANDOU EMBORA PORQUE NÃO TEM NINGUÉM PARA ME SUBSTITUIR NO MOMENTO”.

UMA ESPÉCIE DE AUTO SABOTAGEM, DESCONSIDERANDO COMPLETAMENTE O ELOGIO DESTILADO.

Sentimentos Negativos

Autora: Sandra Barilli

Referência: Donald Winnicott

Ep. 06

Scroll to Top