Sentimentos de Exclusão e Solidão

Ep.02: Sentimentos de Exclusão e Solidão | Seja boazinha!

Os sentimentos de exclusão e solidão, a sensação de viver em um mundo à parte era comum para Marianna. Não havia lugar no mundo para ela onde pudesse ser ela mesma e mesmo assim se sentir amada e acolhida.

A noite estava abafada, nuvens baixas e escuras. Uma sensação de medo tomou conta de Marianna. Sentiu um aperto no peito, parecia não ter ar suficiente. 

O medo da vida, uma sensação de solidão tomou conta do corpo proporcionando um arrepio.

Com as mãos trêmulas abriu a bolsa procurando um chiclete, para tentar disfarçar a angústia e continuar ali naquele ponto de ônibus. A mão dentro da bolsa, tocou em um papel dobrado, um origami. Era um cisne de papel colorido. Marianna pensou na delicadeza daquele pássaro. Tão pequeno, tanta beleza e precisão em seus movimentos.

Esqueceu do chiclete. Por um instante o origami transportou seus pensamentos para à sua avó materna. Como era bom ouvir suas histórias, o ônibus encostou. Ela entrou, sentou-se ao lado de uma senhora idosa com semblante sofrido.

Marianna sorriu carinhosamente e a presenteou com seu origami de cisne. A senhora agradeceu com o olhar e um sorriso discreto. Marianna se encolhe e pensa… “Boa menina, você precisa ser uma boa menina”

A tristeza volta a tomar conta!

MARIANNA SE SENTIA EXCLUÍDA DOS GRUPOS DE AMIGOS E PARENTES. A SENSAÇÃO DE SER DIFERENTE, CULPADA, CONDENADA E NÃO MERECEDORA. O MEDO DA REJEIÇÃO A OBRIGAVA A SORRIR MESMO QUANDO A DOR SUFOCAVA.

"Sendo simpática já vivia em um mundo solitário, imagina se não fosse?", pensava Marianna.

Sentimentos de Exclusão e Solidão

Autora: Sandra Barilli

Referência: Sándor Ferenczi

Ep. 02

Scroll to Top